Custeio por departamentalização
Introdução
A departamentalização está entre os modelos que tenta reduzir as distorções e subjetividades geradas na apuração do custo de cada produto fabricado em determinado estabelecimento.
Considerando a departamentalização, o custo de um determinado produto é equivalente ao somatório dos custos atribuídos a esse produto em cada um dos departamentos. Em termos práticos, quando se adota o critério de departamentalização, na verdade se está considerando que cada departamento seja uma empresa em separado.
Conceito O processo de dividir a empresa em departamentos e de debitar todos os gastos neles incorridos é conhecido como Departamentalização.
Departamento: é a unidade mínima administrativa para a Contabilidade de Custos, representadas por homens e máquinas desenvolvendo atividades homogêneas, e na qual existe um responsável pelo seu resultado.
Os departamentos da área produtiva são divididos em dois grandes grupos, onde é apurado o custo de produção em cada um deles.
Os Departamentos de Produção são os que promovem qualquer tipo de modificação sobre o produto diretamente, têm seus custos apropriados, geralmente via rateio, diretamente aos produtos. Os Departamentos de Serviços são os cujo trabalho realizado tem como objetivo a prestação de um serviço para outros departamentos. Vivem basicamente para execução de serviços e não para atuação direta sobre o produto.
Os custos dos departamentos de serviços não podem ser diretamente apropriados aos produtos, por falta de um critério aceitável, visto que eles não trabalham diretamente com os produtos fabricados. Portanto, seus custos devem ser transferidos para os departamentos de produção, que, em última análise, se beneficiam de seus serviços. Os departamentos de produção utilizam-se dos departamentos de serviço para funcionar. Eles têm seus próprios custos aumentados e esse montante é que deverá ser atribuído aos produtos.
As etapas básicas da