custeio por absorção
O sistema de custeio por absorção é o sistema que apura o valor dos custos dos bens ou serviços, tomando como base todos os custos da produção incluindo os custos diretos, indiretos, fixos e variáveis. A diferença do custeio por absorção dos outros custeio é que no custeio por absorção todos os custos são considerados como custo de produção, o resultado varia em função da produção, é necessário usar métodos de rateios, muitas vezes atribuir os custos fixos aos produtos, sendo possível estabelecer o custo total unitário dos produtos, não identifica a margem a contribuição, importante para decisões de longo prazo.
Padoveze considera que a mas óbvia vantagem do custeamento por absorção é que ele esta de acordo com os Princípios Fundamentais da Contabilidade (PFC), e as leis tributárias.
Esse método de custeio é uma boa forma de controlar a empresa, pois ele é complementar em relação às necessidades da empresa, pois ele atende aos Princípios Fundamentais de Contabilidade e a Legislação Fiscal.
Cada empresa adota o método de custeio dependendo dos objetivos perseguidos por cada empresa.
Se caso a empresa só tiver como objetivo respeitar os PFC e a legislação fiscal, sem considerar as informações prestadas pela contabilidade de custos para a tomada de decisões adotara esse método de custeio por absorção.
Toda empresa precisa, não só, obter informações gerenciais necessárias para os aspectos decisórios, mas, também, mensurar seus estoques e resultados, de acordo com o PFC e a Legislação Fiscal.
Analisando alguns custeios, não existe o melhor método de custeio, pois cada um satisfaz necessidades empresariais diferentes e importantes. Pelo custeio por absorção a empresa estaria de acordo com os PFC e a Legislação Fiscal, podendo utilizá-lo na elaboração dos demonstrativos contábeis externos.