custeio por absorcao
Essa atividade consiste em uma pesquisa de Contabilidade de Ganhos e de Custos, apresentando a relação com a Teoria das Restrições. Também na apresentação de um caso prático para comparação.
A Contabilidade de Ganhos (CG) é uma abordagem baseada em princípios de contabilidade e de gestão abrangentes que fornece aos gestores informações de apoio à decisão para a melhoria da rentabilidade da empresa. Como uma alternativa à contabilidade de custos tradicional. Como contabilidade, não é nem contabilidade de custos nem de custeio, porque não aloca todos os custos (despesas fixas e variáveis, incluindo despesas gerais) para produtos e serviços vendidos ou fornecidos por uma empresa. Considera que apenas os custos que variam totalmente com as unidades produzidas (CTV), por exemplo matérias-primas, são alocados aos produtos e serviços que são deduzidos das vendas para determinar o Ganho.
A Contabilidade de Ganhos é uma técnica de contabilidade de gestão utilizada como medida de desempenho da teoria das restrições (TOC). É a inteligência de negócios utilizada para maximizar os lucros, no entanto, ao contrário de contabilidade de custos que se concentra principalmente em "corte de custos e redução de despesas para aumentar o lucro", a Contabilidade de Ganhos se concentra principalmente no aumento do Ganho. Conceitualmente, a Contabilidade de Ganhos procura aumentar a velocidade ou taxa na qual o Ganho é gerado por produtos e serviços no que diz respeito à restrição de uma organização, podendo esta restrição ser interna ou externo à organização.
A Contabilidade de Ganhos melhora o desempenho do lucro com as melhores decisões de gestão por meio de medidas que refletem mais de perto o efeito das decisões em três importantes variáveis monetárias: Investimento (incluindo Inventário), Ganho e Despesas Operacionais.
Cada organização tem um objetivo e que as melhores decisões aumentam o seu valor. O objetivo de uma empresa é facilmente definido: