Custeio de absorção x custeio variável
O custeio de absorção é um dos mais importantes para os contadores , pois é essa demonstração que as empresas são obrigadas a apresentar para o Fisco e na Legislação Tributária Brasileira do imposto de renda , esse método é o recomendado .
Esse custeio reconhece todos os custos de produção como despesa somente no momento da venda , demonstrando de forma mais apropriada a confrontação entre receita e despesa , na apuração do resultado . Por este motivo é aceito pelo fisco brasileiro.
Ele é um custo que pode melhorar a utilização dos recursos , absorvendo todos os custos da produção permitindo apuração do custo total de cada produto , em desvantagem por não se relacionarem com este ou aquele produto ou a esta ou aquela unidade , são quase sempre distribuídos á base de critérios de rateio , quase sempre com grande grau de arbitrariedade.
Na absorção as depesas são jogadas imediatemente contra o resultado do período , enquanto que apenas os custos relativos aos produtos em elaboração e aos produtos acabados que não tenham sido vendido são ativados nos estoques destes produtos.
O custeio Variável é o método onde apenas os custos variáveis são aplicados aos produtos e os custos fixos lançados diretamente ao resultado como se fossem despesas . Esse sistema também é conhecido como método de custeio direto , por causa dos custos variáveis ser como regra direta . Ele é indicado para controles gerenciais , consiste na apropriação somente dos custos variáveis aos produtos , são aqueles que