curva do diodo
CURVA DO DIODO
UBERLÂNDIA-MG
2013
CURVA DO DIODO
Trabalho destinado ao professor Vitor sobre curva do diodo, da disciplina de Circuitos e dispositivos eletrônicos 1 , do 5° período do curso de Engenharia Elétrica.
UBERLÂNDIA – MG 2013
Objetivos:
Levantar a curva característica do diodo
Determinar o ponto de trabalho do diodo utilizando reta de carga.
Teoria:
O diodo é um dispositivo eletrônico fabricado com material semicondutor. A sua utilização mais geral é em circuitos elétricos onde se deseja realizar algum tipo de conversão de sinal alternado para sinal contínuo. Sua característica principal é oferecer baixa resistência à passagem de corrente elétrica em apenas um sentido (da ordem de Ohm). No outro sentido a corrente fica submetida à uma resistência bastante elevada, sendo esta da ordem de MegaOhm. O seu símbolo é apresentado da figura 1.1.
O dispositivo é constituído por duas partes de um determinado semicondutor, geralmente Germânio ou Silício, onde para uma das partes foi adicionada impureza doadora de portadores negativos (elétrons) e para a outra foi adicionada impureza doadora de portadores positivos (lacunas). A junção PN pode ser vista na figura 1.2.
Seus terminais são denominados Anodo (A) e Catodo (K). O sentido de fácil condução de corrente é do anodo para o catodo. O diodo estará diretamente polarizado quando o terminal anodo estiver em potencial maior que o catodo. O diodo estará reversamente polarizado quando o terminal catodo estiver em potencial maior que o anodo. Na polarização direta as lacunas e os elétrons são empurrados pelo campo elétrico na direção da junção, sendo facilitadas as recombinações. Na polarização reversa, os elétrons e as lacunas são afastados da região da junção, sendo dificultadas as