curva ABC
19
Prof. Tamanaha
-----------------------------------------------------------------------------CLASSIFICAÇÃO ABC
OBJETIVO:
A Classificação ABC, também denominada de Curva ABC, baseia-se no Princípio de Pareto e tem como objetivo principal serve para classificar os itens estocados considerando a quantidade armazenada e o valor envolvido. Possibilitando assim, a adotar uma estratégia para reduzir o valor estocado e melhoria operacional. Como consequência, a otimização do capital aplicado em estoques e melhorando o resultado de
Retorno sobre o Capital Aplicado. (Veja o tópico ENFOQUE FINANCEIRO na Folha 5 )
Conforme DIAS, "Curva ABC permite identificar os itens que justificam atenção e tratamento adequados à sua administração. Com a curva ABC, obtém-se a ordenação dos itens conforme a sua importância relativa, segundo a ótica de valor total"
IMPORTÂNCIA RELATIVA:
Os itens podem ser ordenados por decrescente conforme abaixo:
Classe "A" :
Grupo de itens mais importante, devem ser tratados com prioridade pela administração de materiais. Poucos itens, porém de valor relevante.
Classe "B" :
Importância intermediária.
Classe "C" :
Materiais de menor importância
Classe
(%) No. de itens
% Valor Total
A
5% - 25%
60% - 80%
B
25% - 40%
30% - 40%
C
40% - 95%
5% - 25%
Não existe uma forma totalmente aceita para definir o percentual do total para estabelecer a classificação ABC.
CUIDADOS NA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA
Uma análise simples da relação custo unit x quantidade pode levar a distorções com relação à importância do item. A falta de um item "C" por exemplo, de custo baixo e de pequenas quantidades, sem fontes alternativas de suprimentos, pode interromper todo um setor produtivo de uma empresa. Por outro lado, um item "A", p.ex. um acessório, de uso opcional, a sua falta não ocasionaria a paralisação da linha de produção.