Curso Sobre Materiais De Almoxarifado
OBJETIVOS – Capacitar o Profissional para o bom Desempenho da Função no Setor de Almoxarifado, Visando o Empreendorismo do Futuro.
FUNDAMENTAÇÃO – Baseado em Regras e Normas Pertinentes, abordaremos a seguir, como se deve funcionar uma Organização empreendedora, seja ela pública ou privada, para que se tenha um “CONTROLE DE QUALIDADE” com resultados promissores.
1. INTRODUÇÃO – A historia do Almoxarifado no Brasil começou a surgir a partir de 1808, com a necessidade de se implantar um sistema de CONTROLE FINANCEIRO para se saber o quanto se ganhava e quanto se gastava, segundo, Informativo do Jornal do CFC – Conselho Federal de Contabilidade nº 72 circulação de julho/agosto de 2004, destaca uma página inteira para falar da Historia da Contabilidade e o Museu Brasileiro de Contabilidade
- Segundo a matéria, a Contabilidade, começou com as primeiras manifestações públicas com a vinda da Família Real ao Brasil, quando o País ainda era colônia de Portugal. Naquele ano, Dom João VI publicou um alvará ordenando que a escrituração fosse mercantil, por ser a única forma seguida pelos Países mais civilizados, devido a sua brevidade com o manejo de grandes somas e por ser mais clara e objetiva. Com essa determinação, de 1830 a 1840, a Contabilidade Pública foi organizada pelo contador Alves Branco.
- Mas a situação veio a se alterar a partir de 1850, quando surgiu o Código Comercial Brasileiro e mais tarde passou a se chamar Código Civil, dirigido a todo e qualquer comerciante ou empresário, passando a estabelecer obrigatoriedade da escrituração contábil e da manutenção de determinados livros nas empresas. Tais exigências fizeram surgir à demanda por pessoas que conhecessem Contabilidade a fundo.
- O pontapé para a formação profissional do contador foi dado com a criação do Instituto Comercial do Rio de Janeiro, em 1856. Em 1863, essa instituição de ensino passou a oferecer aos seus alunos a disciplina Escrituração