Curso internet
Curso: Internet
DEFINIÇÕES BÁSICAS
Internet é uma rede mundial de computadores. Interliga desde computadores de bolso até computadores de grande porte (mainframe).
Para que um usuário possa acessar a Internet, deverá possuir os seguintes requisitos básicos:
• Possuir um computador com uma placa de rede, ou porta USB, ou um modem.
• Ter instalado um software de navegação ou browser.
• Ter uma assinatura gratuita ou paga com um provedor de acesso.
Browser ou Navegador: é um programa que permite a fácil navegação na Internet para acessar todos os serviços. O programa permite o acesso e a navegação por interfaces gráficas (ícones), traduzindo as em comando de forma transparente para o usuário.
Os navegadores mais comuns são: Internet Explorer; Mozilla Firefox; Google Chrome; Safári, Netscape; Opera.
TIPOS DE CONEXÃO À INTERNET
As mais comuns são:
ADSL: dispositivo utilizado é um modem ADSL. Utiliza a linha telefônica, mas não ocupa a linha, permitindo o acesso à internet e o uso simultâneo do telefone. Velocidade de 10 Mbps. Para este tipo de conexão, o usuário deverá possuir uma placa de rede ou porta USB.
TV a cabo: dispositivo utilizado é um cable modem. Utiliza o cabo da TV a cabo e não a linha telefônica. Velocidade de 10 Mbps.
Celular: o dispositivo utilizado é um modem. Tecnologia 3G (3ª geração) funciona através das antenas de celular com protocolo HSDPA. Velocidade de 3 Mbps. A grande vantagem desse tipo de conexão é a mobilidade, ou seja, enquanto estamos conectados poderemos nos deslocar dentro de uma área de abrangência da rede, sem a necessidade de ficarmos em um lugar fixo.
DNS
DNS, abreviatura de Domain Name System (Sistema de Nomes de
Domínio), é um sistema de gerenciamento de nomes de domínios, que traduz o endereço nominal digitado no navegador para o endereço numérico (IP) do site. O nome de domínio foi criado com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na