Curso De Engenharia Mec Nica ORIGINAL
1800 palavras
8 páginas
Curso de Engenharia MecânicaDisciplina de Química
VIDRARIAS E EQUIPAMENTOS DE LABORATÓRIO
Professor
19 de setembro de 2014
INTRODUÇÃO
A química é uma ciência de experimentação, ocupa-se com as transformações das substâncias, de suas composições e relações entre estruturas e as reatividades. O fundamento principal onde a química se apoia são baseados em experimentos, sendo essa a razão pela qual o aluno deve se esforçar para aperfeiçoar suas execuções de trabalhos experimentais, usando seu conhecimento em vidrarias e os equipamentos nos laboratórios de química.
OBJETIVO
Adquirir os conceitos básicos sobre o uso e o manuseio de vidrarias e equipamentos de um laboratório de química, atividade fundamental para que o aluno tenha uma boa experiência na execução da futura aula prática. MATERIAIS As vidrarias, em sua maioria, são instrumentos de vidro cristal ou temperado, para que as medidas sejam precisas e o recipiente não reaja com a substância contida nele. Entretanto, elas devem ser tratadas com o muito cuidado, pois o vidro utilizado nelas é mais trabalhado que os de outros vidros quaisquer, assim sendo mais caros, obviamente. Os materiais de metal podem servir para suporte e manuseamento das vidrarias. Existem também materiais de porcelana, de borracha ou plástico e materiais que são fontes de aquecimento.
VIDRARIAS E EQUIPAMENTOS QUÍMICOS
BÉQUER: Muito versátil em laboratório, servindo para dissolver substâncias, efetuar reações químicas, aquecer líquidos, etc. Também pode ser aquecido utilizando o bico de Bunsen em conjunto com a tela de amianto.
BURETA: É equipado com uma torneira para possíveis separações simples de líquidos e também medir o volume de líquidos precisamente. Ela é graduada e muito utilizada em titulações.
BALÃO DE DESTILAÇÃO: É utilizadas em destilações simples ou fracionadas, contem um “braço” que pode ser ligado a um condensador ou para criar vácuo no recipiente.