Curioso
Aula 02: Organização de TI e Ciclo de desenvolvimento de sistemas
Parte 2
1. Ciclo de vida
Os sistemas de informação são desenvolvidos visando atender as necessidades de uma organização e com base nos requisitos fornecidos pelo cliente.
Quando de seu desenvolvimento, acredita-se que todo sistema de informação será para sempre. Entretanto, todo e qualquer sistema pode sofrer intervenções do mercado, mudanças de legislação, alterações estruturais da organização, impactos etc. Se o sistema não passar por avaliações e por uma melhoria contínua, ele terá seu fim decretado rapidamente.
Um sistema de informação tem seu fim anunciado quando entra em desuso, desatualização ou quando uma nova tecnologia é adquirida pela organização.
Quando mal estruturados ou mal desenvolvidos, os sistemas de gestão empresarial tentem a ter uma vida curta e um fim natural por descrédito. Durante seu período ativo, todo sistema deve passar por:
manutenção;
melhorias;
implementações;
manutenção para atender a legislação;
correção de eventuais erros.
Comparado ao ser humano, um sistema de informação tem um ciclo de vida com início, meio e fim, como podemos observar na figura a seguir:
Ciclo de vida de um Sistema de Informação
Cada uma das fases de existência de um sistema de informações abrange: concepção ou nascimento: é o momento de estudo preliminar sobre os requisitos levantados. É importante levar em consideração uma análise do sistema atual ou anterior. Essa fase é importante, pois deve ser definida e
Implantação
Maturidade
Implantação
Construção
Concepção
Declínio
Manutenção
Declínio
Morte
desenhada de forma a contemplar a necessidade real da solicitação do cliente/organização; construção: nesse momento, contempla-se a análise de sistemas e o desenvolvimento ou construção da programação de códigos de sistemas de informação; implantação: ocorre após a realização de todos os testes de sistemas e a