Cura Quântica
Nos últimos anos, assistimos à consolidação de uma abordagem inteiramente nova da medicina, na qual a mente, a consciência e a inteligência ocupam papéis de destaque. Deepak Chopra, autor de A Cura Quântica, um dos maiores sucesso da literatura sobre a medicina que integra corpo e mente, é um dos precursores e um dos mais engajados defensores do caráter holista da ciência médica.
Dono de sólida carreira como endocrinologista nos Estados Unidos, Chopra investiu na busca de respostas após testemunhar a plena recuperação de pacientes graves, vítimas de diferentes doenças e com poucas perspectivas de vida estimadas pela próprio médico. Em meados da década de 1980, retornou ao seu país natal, a Índia, e desenvolveu intensa pesquisa sobre um dos mais antigos métodos de cura da humanidade, o Ayurveda.
Sua vivência da medicina moderna aliada à sabedoria tradicional o conduziram a respostas que ainda hoje despertam atenção e conquistam inúmeros adeptos em todo o mundo. A pedra fundamental de seu trabalho é o conceito da cura quântica: mente e corpo ligados como numa rede de inteligência, trabalhando em função de um único propósito, são capazes de modificar as estruturas humanas, tanto a química quanto a fisiológica.
Segundo Chopra, não haverá mais milagres quando afinal assumirmos que nossa disposição mental, alinhada com o fluxo de energias da biologia, pode oferecer a cura e o bem-estar.
Ainda na década de 1980, Deepak Chopra iniciou pesquisas que buscavam aproximar o Ocidente das milenares tradições de cura indianas. Fundador do Centro Chopra para o Bem-Estar, na Califórnia - uma referência na área das terapias alternativas -, e autor de mais de 25 livros publicados e traduzidos para 35 línguas, Chopra é fortemente aclamado pela crítica. Entre suas principais obras estão: Criando Prosperidade, As Sete Leis Espirituais do Sucesso, Conexão Saúde, Vida Incondicional e Saúde Perfeita, todas publicadas pela Best