Cupuaçu
O óleo de cupuaçu é um produto já conhecido no mercado de cosmético e farmacêutico.
Suas propriedades permitem o tratamento de dermatites e ulcerações para estimular o processo de cicatrização. Na indústria de cosméticos é utilizado no tratamento da pele e cabelos como cremes e loções, batons, óleos para banho, condicionadores e máscaras capilares, emulsões após barba, desodorantes cremosos, protetores e solares.
Processo Produtivo
Recebimento da matéria-prima: a matéria-prima quando recebida é colocada no depósito separada por tipo e espécie.
Secagem de sementes: a seguir, as sementes/amêndoas são colocadas para secar no secador por 48 a 96 horas, conforme a matéria-prima.
Trituração: após a secagem, as sementes são transportadas para o triturador para facilitara prensagem.
Cozimento ou Aquecimento: as sementes após trituradas, são colocadas para aquecimento em cozinhadores tipo fogo direto ou com uso de óleo térmico, a fim de facilitar a extração do óleo na prensa.
Prensagem: após o cozimento, as sementes são colocadas em prensa tipo contínuas (expeller) para a extração do óleo.
Filtragem e bombeamento do óleo: nesta etapa, o óleo saído da prensa passa por um filtro tipo prensa, onde são retidas as partículas (Finos) que saem com o óleo durante a prensagem.
Acondicionamento e expedição: o óleo é acondicionado em depósito plástico para 40 kg e armazenado para expedição.
Resíduos: os resíduos do processo de extração do óleo são divididos, geralmente, numa parte lenhosa (cascas, principalmente) e outra amilácea (torta). A parte lenhosa pode ser utilizada no processo de aquecimento dos cozinhadores e tanques de decantação/pulmão, e o resíduo amiláceo tanto pode servir para o mesmo fim como para uso na alimentação humana e ração animal, a depender do tipo de