culturq

262 palavras 2 páginas
A música sertaneja surgiu em 1929 quando Cornélio Pires começou a gravar ‘’ causos ‘’ e fragmentos de cantos tradicionais rurais da região caipira, ou música sertaneja raiz. Nessa época os cantadores interpretavam modas de viola e toadas, canções estróficas que após uma introdução da viola falavam do universo sertanejo em uma temática essencialmente épica que muitas vezes eram satiricomoralista e menos frequentemente amorosa. Os duetos em vozes paralelas eram acompanhados da viola caipira, e também pelo violão. Mesmo gravando em época posterior, artistas que representavam essa tendência são Cornélio Pires, Tonico e Tinoco, Vieira e Vieirinha, Pena Branca e Xavantinho.
O movimento rural é uma forma de manifestação cultural que se baseia em usos e costumes populares e regionais, que fala da vida e do pensamento da população do campo ou do interior do país, essa manifestação cultural não sofreu influencias, a não ser a dos habitantes da terra descoberta e de seu colonizador. A música raiz surgiu de uma necessidade da sociedade rural de se expressar através de canções, suas venturas e desventuras, tristezas e dores, prazeres e alegrias, os temas estão vinculados a sua realidade da vida, seus modos e costumes.
Suas raízes são genuinamente nacionais, e tem proximidade ao country americano pois tanto lá como aqui o movimento está ligado a terra e também ao regionalismo, que também vai em busca de melhores condições de vida, e pode-se dizer de riqueza. Quem se aventurou em um passado longínquo, pelas terras do Brasil e acabou se estabelecendo aqui, acabou sendo responsável pela formação de uma cultura própria, típica e regional.

Relacionados

  • lincenciatura
    1374 palavras | 6 páginas