Cultura
Universidade Federal de Santa Catarina
Pós-graduação em Gestão de Design Especialização latu sensu Turma 2010
Importância da cultura
Prof. Antônio Martiniano Fontoura, Dr.
Os seres humanos aprenderam que como indivíduos isolados tinham menores condições de sobrevivência. Perpetuar os conhecimentos adquiridos. Transmitir às novas gerações tudo o que foi aprendido. E que agrupados conseguiam alcançar objetivos comuns com muito mais facilidade.
O ser humano torna-se um ser social.
Houve uma diminuição da dependência dos limites impostos pelo instinto biológico e um aumento progressivo da capacidade de intervenção na natureza. De condicionado a condicionador. Os atos, procedimentos e criações desenvolvidos pelo ser humano e não relacionados com o instinto natural denomina-se... “O homem é resultado do meio cultural em que foi socializado. Ele é um herdeiro de um longo processo acumulativo, que se reflete o conhecimento e a experiência adquirida pelas numerosas gerações que o antecederam. A manipulação adequada e criativa desse patrimônio cultural permite as inovações e as invenções” (LARAIA, 2003, p.45).
...cultura.
1
Ao criar novas formas de organização e objetos e ao se distanciar do seu instinto biológico, o ser humano cria um novo ambiente diferente do natural chamado de cultural. O ambiente cultural inclui vilas, aldeias, cidades, plantações, criações, linguagens, relacionamentos, crenças, religiões, tabus, músicas, comidas, etc. A cultura humana que compreende tudo que foi criado pelo ser humano, seja tangível ou não, apresenta singularidades que podem variar de região para região.
Os diferentes agrupamentos humanos que apresentam diferenças perceptíveis – hábitos, costumes, linguagem, etc. – formam um todo composto por diversos indivíduos que se constituem como grupos sociais homogêneos denominados de subculturas. Dentro de uma determinada cultura mais geral encontram-se diversas subculturas e dentro