Cultura
Devido à sua ocupação territorial ter sido feita por colonos nordestinos (refugiados da seca do Nordeste), entre o final do século XIX e o início do século XX, a cultura da região, assim como a gastronomia regional, sofreram fortes influências do Nordeste do Brasil. Mas também na década de 1930, começaram a chegar no Estado vários emigrantes da Região Sul (Principalmente Rio Grande do Sul, e doMato Grosso do Sul que fica no Centro-Oeste), para trabalhar nas obras de construções que tinham início no Estado na época. Outro fato marcante da Cultura Acreana é que no Estado, a bebida chamada antes de tereré foi renomeada para tererê, sendo modificada até o modo de seu preparo, ao invés de água, é usado suco de limão ou abacaxi.
Sendo assim a cultura da cidade tem um forte toque do Nordeste e Sul do Brasil
Datas importantes[editar | editar código-fonte]
11 de agosto de 1910 - começa a funcionar a primeira agência dos Correios e Telégrafos.
11 de fevereiro de 1911 - instalação da Estação Radiotelegráfica.
13 de abril de 1916 - Rio Branco recebe sua primeira usina elétrica.
7 de setembro de 1917 - inauguração do primeiro serviço telefônico.
13 de abril de 1918 - inaugurado o primeiro hospital de Rio Branco chamado de “Santa Casa de Misericórdia do Acre”.
6 de agosto-Revolução Acreana
Eventos tradicionais[editar | editar código-fonte]
Boca de Mulher
Espetáculo de mulheres acreanas que apresentam músicas e performances sobre o universo feminino. Realizado anualmente próximo ao dia da mulher, 8 de março, o Boca de Mulher é organizado por várias entidades.
ExpoAcre
Feira de indústria e comércio do Acre, promovida pelo governo do estado. Com exposição agropecuária, oferece apresentação de shows artísticos e elementos da cultura local, como artesanatos típicos acreanos, roupas, comida, e etc. Acontece durante o mês de Julho, durando um pouco mais de uma semana. Além destes, outro acontecimento que mobiliza a ExpoAcre são os rodeios de