Cultura
Cultura da escola: a escola é também um “mundo social”, que tem suas características de vida próprias, seus ritmos e seus ritos, sua linguagem, seu imaginário, seus modos próprios de regulação e de transgressão, seu regime próprio de produção e de gestão de símbolos.
Cultura escolar: conjunto dos conteúdos cognitivos e simbólicos que, selecionados, organizados, “normalizados”, “rotinizados”, sob o efeito dos imperativos de didatização, constituem habitualmente o objeto de uma transmissão deliberada no contexto das escolas.
Para viver democraticamente em uma sociedade plural (CERTEAU, 2001) é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem. Dizemos isso, porque a sociedade brasileira é formada não só por diferentes etnias, mas também por imigrantes de diferentes países: espanhóis, italianos, russos, alemães, africanos entre outros.
Sabe-se que as regiões brasileiras apresentam características culturais bastante diversas, de modo que a convivência entre grupos diferenciados nos planos social e cultural é, muitas vezes, marcada pelo preconceito e pela discriminação. Devido a esses fatores, faz-se importante o professor trabalhar na escola a temática da Pluralidade Cultural, ao lado de outros temas transversais (Ética, Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual e Temas Locais), a qual diz respeito ao conhecimento e à valorização das características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, às desigualdades socioeconômicas e à