Cultura
O ser humano descobriu importância de compreender como humanidade se desenvolveu, com toda sua riqueza e multiplicidade de formas de existência, seus modos de organização, costumes, concepções, tradições e valores. Surgindo dessa forma uma quantidade enorme de teorias sobre o significado e definição de cultura
O conceito de Cultura segundo o texto “O Que é Cultura” – José Luiz dos Santos em princípio está relacionado à história, costumes, nações, sociedades, grupos humanos, estando em plena interação, podemos contatar esse fato no trecho a seguir: “Cultura diz respeito à humanidade como um todo e ao mesmo tempo a cada um dos povos, nações, sociedades e grupos humanos” (pág. 8). Isso tudo relacionando o contexto em que é produzida com as variedades de procedimentos, entendo que a cultura de um determinado país, região, está acoplada a maneira de ser, fazendo necessário que procuremos conhecer particularidades de cada uma, para entendermos seu proceder.
Ao longo dos capítulos do livro evidencia-se que segundo estudos sistemáticos e detalhados de várias culturas, não existe nenhuma relação entre características físicas e dados culturais, nem multiplicidade das culturas implica quebra biológica, ficando claro que a diversidade de culturas está relacionada à história humana. Em, “Cultura e relativismo” o autor nos diz que não existem características de cultura que seja superior a outra, o olhar do observador para dada cultura está relacionado com a cultura do mesmo, isso é, ele fará um julgamento dessas ou daquelas culturas dependendo de seus próprios atos culturais, por isso tudo é relativo. No tópico seguinte, “Cultura e sociedade”, essa cultura está constituída por diversidades dentro do nosso país, fazendo-se necessário conhecermos cada particularidade e entendermos que nem tudo que é diverso é relativo, mas essa diversidade deve ser assimilada para entender as realidades culturais no contexto da história de cada sociedade.
No