CULTURA
O Oriente Médio é uma região que se estende do mar Vermelho e do Suez, no Egito, até o Afeganistão. Sua área total é de 6229874 km³. É uma região formada por países de grande extensão territorial, como Arábia Saudita (2.240.000 km³) e de países com área bastante reduzida, como Bahrein (678 km²). A posição geográfica dessa parte do continente é muito especial, por ficar na confluência de três continentes - Europa, Ásia e África - com uma grande diversidade étnica que acabou conferindo à região expressiva riqueza cultural, marcada também por profundas diferenças ideológicas e religiosas. É especial também porque os maiores produtores mundiais de petróleo ficam nessa região, principalmente no golfo Pérsico.
O Oriente Médio abrange principalmente países árabes, localizados na península Arábica, na Mesopotâmia e no crescente Fértil. O Oriente Médio abrange, ainda, Israel e dois países mulçumanos que não fazem parte do mundo árabe: Turquia e Irã. O golfo Pérsico, ligado pelo estreito de Ormuz ao mar Arábico, funciona como um "mar interior" e separa a península Arábica do Irã. Foi em função da sua localização estratégica e do petróleo (sua principal riqueza), o Oriente Médio tornou-se alvo de freqüentes e, muitas vezes, intensos conflitos, sofrendo constantes intervenções estrangeiras.
Durante a Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918), os ingleses, interessados em expulsar os turcos do Oriente Médio, fizeram três promessas contraditórias. Para os árabes propuseram que, se eles lutassem contra os turcos, a Inglaterra daria a eles uma "grande nação árabe independente" sob o domínio da família Hachemita. Em novembro de 1917, buscando seduzir os judeus para a causa aliada, firmaram a “Declaração de Balfour”, onde se lia que Londres veria com bons olhos a criação de um lar nacional judeu na Palestina e , em 1912, já haveriam concluído com a França o "acordo secreto" Sykes- Picotes, pelo qual Londres e Paris dividiriam o Oriente Médio.
Foi