cultura
Petrópolis, RJ: Vozes, 1995, 427 págs.
RESENHADO POR: ALEXANDRE FERREIRA DA COSTA
Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa, de John B. Thompson, foi primeiramente publicado por
Polity Press e Blackwell Publishers, em 1990. A tradução brasileira veio a público em 1995, fruto do trabalho do Grupo de Estudos sobre Ideologia, Comunicação e Representações Sociais da pós-graduação da PUCRS, através da Editora Vozes.
Thompson retoma e estende a sua obra anterior Studies in the theory of ideology, dirigindo o tema a um referencial teórico sistemático. Suas observações, segundo o próprio autor, carecem ainda de uma complementação que deverá vir em um volume subseqüente que tratará de teoria social e meios de comunicação.
Situado no campo da Teoria Social Crítica, esse trabalho trata de interpretar os processos sociais nos quais, e pelos quais, "as formas simbólicas permeiam o mundo social", de modo crescente e generalizado. Busca determinar qual é a natureza e o papel da ideologia nesse processo que se aprofunda e se amplia radicalmente a partir da era moderna, impulsionado pelo aparecimento e pela consolidação do capitalismo e dos meios de comunicação de massa.
A partir dessa perspectiva, o autor faz uma larga revisão dos campos teóricos implicados: ideologia, cultura e mídia. Além disso, apresenta uma importante seleção de dados referentes a lmass media' e uma série de conceitos operantes, entre os quais, o de ideologia crítica, o de midiação da cultura e o de hermenêutica de profundidade. Ao longo das mais de quatrocentas páginas, temos um texto abundante em informações e portador de uma coerência lógica impecável. A esta resenha, interessa a parte essencial desse texto, a qual trata justamente da possibilidade metodológica de compreensão e exposição das formas de dominação, estabelecidas