CULTURA
CAPÍTULO 1
CULTURA
Fonte: geocities.yahoo.com.br/oconsultorio/evolucao.bmp
A cultura representa a identidade de um povo. Todas as sociedades têm uma cultura que retrata seu modo de viver e, desta forma, suas especificidades são características marcantes que revelam seus traços do mais simples ao mais complexo permitindo-nos conhecer e assim estudarmos as diversas culturas.
"Todos os povos, mesmo os mais primitivos, tiveram e têm uma cultura, transmitida no tempo, de geração a geração. Mitos, lendas, costumes, crenças religiosas, sistemas jurídicos e valores éticos refletem formas de agir, sentir e pensar de um povo e compõem seu patrimônio cultural.
Em antropologia, a palavra cultura tem muitas definições. Coube ao antropólogo inglês Edward Burnett Tylor, nos parágrafos iniciais de Primitive Culture (1871; A cultura primitiva) oferecer pela primeira vez uma definição formal e explícita do conceito:
Cultura... é o complexo no qual estão incluídos conhecimentos, crenças, artes, moral, leis, costumes e quaisquer outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade." 1
Edward Burnett Tylor, nos parágrafos iniciais de Primitive Culture (1871; A cultura primitiva.
1
Cultura
1
Cultura Popular Brasileira_____________________________________________________Capítulo 1
Conceituação
Falar sobre cultura requer, no mínimo, abordarmos sobre a história de cada povo, cada sociedade, cada homem, enfim, o ser humano é agente social que influencia e é influenciado pela cultura.
"A cultura mostra-se primeiramente na sua face objetiva, ou seja, nas obras culturais, cuja criação incessante é para o homem a criação do próprio mundo, do espaço vital em que se move e evolui. Num mundo sem obras culturais, a especificidade da presença do homem se anula.
É que o mundo não apresenta significação para o homem senão na medida em que é