cultura
2) Citações devem ser feitas entre aspas e com indicação da fonte.. Ex.: “ as pessoas e os grupos sociais têm o direito a ser iguais quando a diferença os inferioriza, e o direito a ser diferentes quando a igualdade os descaracteriza” (SANTOS, 1997, p.30).
3) A citação não pode substituir a sua própria reflexão, apenas apoiá-la.
AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA
Após ver o vídeo da palestra da escritora Chimamanda Adichie e ler os textos (o literário e o teórico) das aulas 1 e 2, produza uma reflexão estabelecendo relações entre as três narrativas, apontando a questão central de cada uma delas e no que elas contribuem para pensar um conceito de cultura.
A influência da cultura na educação não é algo da contemporaneidade. Em todos os períodos históricos o que se ensinou na educação escolar e o que se produziu em termos de conhecimentos científicos estiveram relacionados com a cultura do momento.
Neste texto trataremos das práticas pedagógicas e da pesquisa sobre os conhecimentos escolares tendo como referência uma abordagem antropológica e sociológica, de cunho qualitativo e etnográfico. Portanto o que ressaltaremos como fundamentos da análise aqui realizada é que o trabalho de pesquisa e de práticas pedagógicas leva em consideração os costumes, os eventos, as festas e os ritos que acontecem na escola, as técnicas de ensino, os materiais pedagógicos, o cotidiano da sala de aula ou dos lugares onde a educação, historicamente, se realiza ou se realizou.
Enfim, o real que acontece, cotidianamente, no universo do tempo e dos espaços escolares. Isso, porque como explica André (2003, p. 28), o interesse da etnografia“(...) é a descrição da cultura (práticas, hábitos, crenças, valores, linguagens, significados) de um grupo social, a preocupação central dos estudiosos da educação é com o processo educativo”. Assim, uma das