Cultura
A cultura é a identidade própria de um grupo humano num território e num determinado período: refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade; como organizam as suas leis; costumes e castigos; como se alimentam, casam e têm filhos.
A cultura é aprendida. Porque existe graças a um processo de transmissão de geração em geração e não existe independentemente dos indivíduos; A cultura também é simbólica. Pois todas as culturas possuem símbolos que são compreendidos de modo semelhante por todas as pessoas que as integram. É uma forma de comunicação, é uma rede de sentidos que torna possíveis as relações pessoais.
A cultura também domina a natureza, pois sobrepõe-se ao que há de biológico em nós. Cada necessidade biológica é expressa e saciada de forma diferente, consoante a cultura. Por exemplo, a necessidade de alimento é comum a todos os seres humanos, mas que é satisfeita é de modo diferente (difere no tipo de comida, no modo como se toma a refeição, as horas…).
Também é dito que a cultura abarca o todo. É simples; a cultura está presente em todos os aspectos da vida humana (sociais, organização do tempo e do espaço, biológicos); ou seja, a cultura está presente em tudo na nossa vida e nada está fora da cultura, pois existem normas, regras, padrões de comportamento em todas as actividades humanas.
Outro aspecto da cultura, é o facto de esta ser partilhada, porque não é propriedade de um indivíduo, é de todas as pessoas de uma sociedade, a sociedade e a cultura são inseparáveis, elas são a forma de viver do ser humano. Por último, a cultura é adaptável e desadaptável. É adaptável, porque o Homem modifica a