Cultura
LARAIA, Roque de Barros. Cultura, um conceito antropológico: Da natureza da cultura ou da Natureza á cultura (capitulo 4).
OBJETIVO DO AUTOR:
Tratar da primeira definição de cultura num ponto de vista Antropológico pertencente a Eduard Taylor, onde ele demonstra também que cultura pode ser um objeto de estudo sistemático. A principal reação ao evolucionismo, denominado método comparativo iniciado por Franz Boas, onde desenvolveu o particularismo histórico (ou a chamada Escola Cultural Americana), segundo a qual cada cultura segue os seus próprios caminhos em função dos diferentes eventos históricos que enfrentou.
IDÉIAS PRINCIPAIS DO TEXTO:
Conceito de cultura na visão de Eduard Taylor, onde ele afirma a igualdade da natureza humana, entendendo a época em que viveu e seu contexto intelectual, A diversidade é explicada por ele como o resultado da desigualdade de estágios existentes no processo de evolução.
Reação ao evolucionismo iniciada por Franz Boas através do método comparativo, onde ele atribui a Antropologia a execução de duas tarefas: a reconstrução da história de povos ou regiões particulares e a comparação da vida social de diferentes povos, cujo desenvolvimento segue as mesmas leis.
A cultura na visão de Alfred Kroeber antropólogo americano, que em seu artigo "O Superorgânico" mostrou como a cultura atua sobre o homem, ao mesmo tempo em que se preocupou com a discussão de uma série de pontos controvertidos, pois suas explicações contrariam um conjunto de crenças populares. Iniciou, como o titulo ele seu trabalho indica, com a demonstração de que graças à cultura a humanidade distanciou-se do mundo animal. Mais do que isto, o homem passou a ser considerado um ser que está acima de suas limitações orgânicas.
COMENTÁRIO:
Interessante a contribuição de Kroeber para ampliação do conceito de cultura, onde ele diz que a cultura determina o comportamento do homem e justifica as suas realizações, seria até um tema bastante pertinente