Cultura e costumes de Manaus
O objetivo desse é conscientizar as pessoas sobre a cultura e costumes de Manaus.
Pesquisa: Cultura e Costumes de Manaus
⦁ Breve histórico de Manaus; Em 1669 foi criado o Forte São José da Barra, para combater e explorar a região e garantir o domínio português. Em torno deste forte, surgiu o arraial que deu origem a cidade de Manaus.
Para manter a paz entre os índios da região e atender a população, em março de 1755 criou-se a capitania de São José do Rio Negro.
Já no ano de 1833 a Capitania passa a categoria de Vila, com o nome de Manaus (que na língua nativa significa “Mãe de Deus”), no ano de 1848 ela é elevada à categoria de cidade, tornando-se a Capital da Província do Amazonas.
⦁ Comidas típicas;
O tucumã, fruto da Floresta Amazônica, é recheio do X-caboclinho, lanche popular na região. Esta sopa tem um caldo feito com tucupi e goma (farinha de tapioca), para quebrar a acidez. As folhas de jambu dão um toque especial, pois anestesia levemente a boca. Para completar a receita, não podem faltar os camarões salgados. .
De carne firme, o pirarucu é chamado de “bacalhau da Amazônia”. O grande peixe, que pode chegar a 3 metros de comprimento, é consumido grelhado, na moqueca e até como recheio de escondidinho. Assim como o pirarucu, o tambaqui é um peixe de grande porte da bacia Amazônica, amplamente consumido pela população local em diversas receitas como a caldeirada. O cupuaçu, fruto perfumado e azedinho, abundante na Floresta Amazônica, é usado em sucos, bombons, balas e outras sobremesas. Com propriedades estimulantes, o pó proveniente do guaraná, a lendária fruta amazônica, é adicionado a sucos e a vitaminas.
⦁ Artesanatos;
O artesanato típico de Manaus tem origem indígena. Os artesãos utilizam produtos locais, como sementes de açaí, fibras de arumã e a jarina (chamada de marfim vegetal). Índios Tucano e Ticuna vendem diretamente seus trabalhos na feira da Praça Terneiro