Cultura, um conceito antropologico
“A natureza dos homens é a mesma, são seus hábitos que os mantêm separados.” (Confúcio, apud, LARAIA, 2009, p.10)
“Mesmo antes da aceitação do monogenismo, os homens se preocupavam com a diversidade de modos de comportamentos existentes entre os diferentes povos.” (LARAIA, 2009, p.10) * Esses tais hábitos, na verdade, fala sobre as culturas diferentes vividas por cada sociedade e, portanto, condiciona o homem em que essa cultura atua. Monogenismo, para a doutrina antropológica, diz que todas as raças humanas derivam de um tipo primitivo único, ou seja, todos são de um mesmo berço de civilização, porém, cada sociedade contém a sua cultura própria.
“[...] na verdade, cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra.” (Montaigne, apud., LARAIA, 2009, p.13) * Tendo em vista, frente a esta citação, tudo é diferente e estranho por quem não foi nascido e crescido em tal sociedade e assim, não adquiriu tal cultura.
“[...] as diferenças de comportamento entre os homens não podem ser explicadas através das diversidades somatológicas ou mesológicas. Tanto o determinismo geográfico como o determinismo biológico, [...], foram incapazes de resolver o dilema proposto no início deste trabalho.” (LARAIA, 2009, p.16)
“Os antropólogos estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais.” (LARAIA, 2009, p.17) * Como diz estas citações, cada povo tem suas próprias ideologias, hábitos, comportamentos, etc. Isso se deu desde o início de cada civilização, e nada tem haver com o local onde se localiza tal sociedade, ou tribo, nem tem haver com cor de pele, ou muito menos com a temperatura de onde vivem. Tem haver com o aprendizado e o modo como os indivíduos repassam esse aprendizado.
“O determinismo geográfico considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural.” (LARAIA, 2009, p.21)
“A