Cultura organizacional e irresponsabilidade social: documentários cinematográficos
Boeira, Sérgio Luís, Pavão, Yeda Maria Pereira, Coelho, Ana Lúcia de Araújo Lima, Aguiar, Dênio Murilo de. Cultura Organizacional e Irresponsabilidade Social: Documentários Cinematográficos. Cad. de Pesq. Interdisc. em Ci-s. Hum-s., Florianópolis, v.11, n.98, p. 292-318, 2010.
O lado B da cultura organizacional
A integração, a diferenciação e a fragmentação são abordagens que se referem as três principais perspectivas na análise temática, em que demonstram o lado negativo da cultura organizacional em grandes corporações.
Cada abordagem tem em sua característica: A Integração compreende a cultura como uma variável organizacional, algo que pode ser administrado. O aspecto é funcionalista, que tende a excluir a ambigüidade e a complexidade do processo cultural, visando à integração cultural por meio de consenso. A Diferenciação compreende a cultura como algo que as organizações são e não algo que as mesmas têm. Enfatizam a diferenciação de subculturas onde são formadas por grupos com características comuns dentro das organizações entre empregados de determinados setores de uma empresa, entre técnicos, entre mulheres, entre gestores, etc. Fragmentação focaliza a ambigüidade, a falta de consenso, a multiplicidade de interpretações, não sendo admitida a formação de subculturas.
O objetivo é compreender os aspectos culturais e teórico-paradigmáticos das organizações por intermédio da análise comparativa de quatro documentários reconhecidos por sua qualidade cinematográfica. Os filmes foram selecionados também pelo critério cronológico e histórico. Apreciação comparativa aponta aspectos convergentes e algumas diferenças entre os filmes, o que caracteriza o referido fenômeno.
Os filmes relacionados no artigo Cultura Organizacionais e Irresponsabilidade Social visam o foco negativo das corporações (empresas), que pouco tem a mostrar sobre as responsabilidades sociais. As principais abordagens da temática da cultura organizacional é a integração que