Cultura Organizacional e Comunicação nas Organizações Contemporânes
-Empresas criam significados para com a sociedade (cultura), por meio da interação social (comunicação).
-“organização se constitui comunicativamente”
-“Pessoas em organizações são vistas como construtoras do significado”
-Nas organizações, a cultura organizacional é o resultado da interação social, e é, portanto, formada em comunicação.
- cultura organizacional = feita por comunicação
- cultura deve ser continuamente compartilhada pelo grupo de indivíduos
- Na geração dessas relações, é fundamental que a comunicação seja entendida como processo no qual as pessoas possam explorar suas potencialidades e se desafiar como seres humanos.
-Comunicação como um processo interativo, no qual emissor e receptor alteram as posições de emissão/recepção de mensagem.
-Perspectiva relacional que propõe “a comunicação como um processo de produção e compartilhamento de sentidos entre sujeitos interlocutores, processos sempre marcados pela situação de interação e pelo contexto sócio-histórico”.
-Culturas são criações comunicativas, que emergem e são sustentadas pelos atos comunicacionais das pessoas em uma organização.
-Cultura se define a partir de um processo de aprendizado pelo qual passam seus membros
- A cultura organizacional se refere ao modo de agir e atuar dos atores envolvidos nos processos de uma dada organização.
-Ao se considerar a perspectiva interpretativa, observa-se a cultura de uma organização como um constante aprender, ou como um texto constantemente reescrito e reinterpretado, produzindo diferentes sentidos, bem o oposto da postura positivista instrumental.
-Acreditamos que a organização não está em suas atividades, mas na interpretação delas. E trabalhar através de uma interpretação é um processo social (de fato o processo social que chamamos de comunicação) por meio de cada membro, ambos em busca da compreensão (no entanto tentativas) do que os eventos significam,