CULTURA ORGANIZACIONAL DA FABER CASTELL
1536 palavras
7 páginas
FACULDADE DOM BOSCO DE PIRACICABA1 cultura organizacional da faber castell
Piracicaba
2015
2 cultura organizacional da faber castell
2.1 Definição de cultura organizacional
Toda organização possui uma cultura, independentemente da intensidade com a qual ela atua e influencia o comportamento e atitudes dos membros dessa empresa. Sua importância para a gestão geral da organização é facilmente percebida, e a compreensão acerca do assunto proporciona muitas vantagens aos indivíduos componentes de um grupo organizacional e seus administradores.
Cultura organizacional é o conjunto de hábitos, crenças, valores e tradições, interações e relacionamentos sociais típicos de cada organização. É um sistema humano e complexo, com características próprias típicas da sua cultura e clima organizacional. Esse conjunto de variáveis deve ser continuamente observado, analisado e aperfeiçoado para que resultem motivação e produtividade. (CHIAVENATO, 2000, p. 446)
Quando falamos de cultura organizacional, juntamos o conjunto de valores, crenças e entendimentos importantes que os integrantes da organização têm em comum. Uma das formas de visualizar a cultura organizacional de uma empresa é identificando três aspectos:
Artefatos: processos e estruturas visíveis da organização onde se incluem produtos visíveis do grupo como: arquitetura de seu entorno físico, linguagem, tecnologia e produtos, criações artísticas e estilo personificado de roupas, emoções explícitas, mitos e estórias sobre a organização, rituais e cerimônias observáveis. Também inclui aqui o comportamento visível do grupo e processos organizacionais nos quais cada comportamento é tornado rotina.
Valores: estratégias, objetivos, filosofias, que incluem as crenças e modelos de comportamentos predominantes em uma organização. Pode ser observado nas relações internas durante as tomadas de decisões.
Pressupostos básicos: inconsciente, crenças estabelecidas, percepções, reflexos e sentimentos tendem a ser