BRINCADEIRAS
PÉ NA BOLA OU CHUTA LATA
Primeiro tem que colocar uma lata ou outra coisa em algum lugar, ai uma pessoa vai chutar. Quando ele chutar, alguém vai buscar e o restante vão se esconder. Quando ele pegar a bola, vai levar ao lugar de onde a bola foi chutada. Ai ele vai procurar, quem ele achar vai ter que correr e o outro também. Ai aquele que chegar à bola tem que falar pé na bola. O ultimo pode falar salva todos ai começa tudo de novo.
Utiliza-se lata, garrafa ou bola. Uma pessoa chuta e a outra tem que ir pegar a bola. Enquanto isso, as outras se escondem e a pessoa que pegou a bola tem que achar as pessoas que se esconderam. Se ele não presta atenção, a pessoa pode encostar na bola esta a salvo. Se ele não encontrar a ultima pessoa pode ir correndo e encostar na bola e salvar todos. Se isso não aconteceu ninguém se salva e a primeira pessoa que foi pega começa a brincadeira de novo.
ATIVIDADES RITMICAS E EXPRESSIVAS
PULA CORDA COM CANTIGAS
COMO BRINCAR
No jogo básico dois participantes seguram cada um uma ponta da corda, batendo-a em círculo e de forma ritmada enquanto o terceiro integrante pula, assim que ela tocar o chão. Para deixar o jogo mais divertido tanto o ritmo das batidas quanto os pulos podem variar. Quanto maior o número de jogadores e mais rápido o ritmo mais difícil fica, ainda mais se os pulos forem coreografados por cantigas como esta:
Um homem bateu em minha porta
E eu abri.
Senhoras e senhores, ponham a mão no chão (o jogador pula e rapidamente abaixa e toca o chão)
Senhora e senhores, pulem num pé só (o jogador pula com um só pé)
Senhoras e senhores, deem uma rodadinha (o jogador pula e roda)
E vá pro olho da rua! (o jogador sai de baixo da corda)
ESQUEMA CORPORAL
O ESQUEMA DAS MÃOS E PÉS
1. Escolhe-se um condutor do jogo, que permanecerá de pé; os restantes sentam-se no chão, formando uma roda. Cada jogador coloca os pés atrás do companheiro da direita.
2. O condutor do jogo irá dizendo em voz alta que