CULTURA-NO CONCEITO ANTROPOLOGICO
Na diversidade de espaços e épocas, são notáveis discrepâncias entre as formas de os homens se portarem. Roque Laraia, faz um paralelo entre observações deixadas por uma série de pensadores, ao longo dos séculos, para tentar resolver um dilema por ele proposto: “a conciliação da unidade biológica e a grande diversidade cultural da espécie humana”. Durante as citações, nota-se que “as diferenças de comportamento entre os homens não podem ser explicadas através das diferenças por linguagens de sinais ou mímicas e ou por condições do meio ambiente”
1-
a). O DETERMINISMO BIOLÓGICO
Determinismo biológico = A mentalidade determinística entre comportamento e características biológicas, ou seja, o comportamento ( de um grupo de, um individuo) está ligado a suas características biológicas.
Ex:
Loira é burra , Negro é preguiçoso
"O João joga bem basquete, mas isto porque ele é alto"
Temos aqui um determinismo, em achar que a habilidade de Joao foi determinado pelo seu tamanho.
"Fui assaltado, sabia que não deveria ter ficado perto desse garoto escuro"
Temos aqui uma situação em que uma pessoa passa a ideia de que o comportamento criminoso do rapaz foi determinado pela sua cor (característica biológica), fica evidente uma postura anti-ética e racista, está aí o motivo que essa mentalidade deve ser evitada, até mesmo porque o comportamento de um individuo está ligado a outros milhares fatores, e não a cor da pele.
Concluindo:
A mentalidade determina, que já foi explicado, gera preconceitos, discriminação, rompe o equilíbrio ético.
b). O DETERMINISMO GEOGRÁFICO
Alguns pensadores, entre os séculos XIX e XX, elaboraram teorias de que as diferenças do ambiente físico condicionam à diversidade cultural A antropologia moderna repudia essa ideia. Na verdade, as condições naturais têm uma ação limitada sobre os fatores culturais, mas a própria cultura é capaz de romper com suas próprias limitações. Um animal