Cultura Brasileira
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
Disciplina: Cultura Brasileira
Professor Dr. Jonatas Meneses
Aluna: Priscila Santos Silva
A inversão de papéis da festa: breve etnografia do bloco das Cajuranas do Pré-caju
Introdução:
Encontro, brincadeira e risos. Batom, purpurina, pulseira e perucas. Fitas, decoração e acessórios. Preparativos para um dia de festa. Amigos se encontram, marcam, combinam. São policiais, estudantes, economistas, na verdade não importa a profissão, pois todos vão inverter seus papéis, de homens passaram a mulheres, ou melhor, a personagens femininas.
Este artigo pretende estudar as Cajuranas, bloco da prévia carnavalesca, o Pré-Caju. Com base na observação etnográfica e entrevistas, o artigo pretende discutir sobre a inversão de papéis que acontecem por ocasião da festa.
A etnografia, eleita neste artigo como aliada do trabalho antropológico, não é apenas uma descrição, mas, uma “descrição densa” (Geertz, 1989). O fazer etnográfico, como afirmou Geertz (1989), é “tentar ler um manuscrito estranho [...]”. A ação humana, no nosso caso, ação dos festeiros, é dotada de sentidos, estes vistos como os manuscritos, que tentemos compreender, levando-nos a um entendimento de parte de nossa cultura.
A pesquisa de campo foi realizada em dois momentos. O primeiro momento contemplou a observação dos preparativos para a festa, o travestimento e a maquiagem dos homens na casa da família @@@@@@@@@@@. Na ocasião foi realiza as entrevistas, no total de quatro, que teve como objetivo apreender o significado da festa para os participantes. O segundo momento da pesquisa de campo compreendeu a observação das cajuranas na avenida, ou seja, no percurso do Pré-Caju.
Breve História das Cajuranas
De acordo com o site oficial das Cajuranas (www.cajuranas.com), há quatorze anos o bloco tem desfilado no Pré-Caju, prévia carnavalesca da cidade de Aracaju há dezesseis anos. O