Cultura afro-brasileira, só a conscientização diminuirá o preconceito.
CURSO: NOVEMBRO NEGRO, AFRICANIDADES E EDUCAÇÃO
DATA: 20 DE FEVEREIRO DE 2010
PROPOSTA PEDAGOGICA
1. Identificação:
Título: Cultura Afro-brasileira, só a conscientização diminuirá o preconceito.
Autores: Adelice dos Reis Borges e José Roberto Santana Souza.
Escola: Escola Estadual Luiz Viana e Ginásio Agro Industrial de Itapetinga
Municípios: Salvador-BA e Itapetinga-BA.
Modalidade de Ensino: Fundamental II
Turnos de funcionamento: matutino, vespertino e noturno
2. Apresentação ou Introdução:
O presente projeto visa além de despertar no educando o senso critico sobre os problemas sócio-cultural afro-descendentes, estará voltado para o estimulo e o interesse na discussão para a solução de problemas relacionados ao racismo e outros tipos de discriminações com vista a um modelo mais justo de convivência social.
3. Justificativa:
Para promover a releitura da história do mundo africano, sua cultura e os reflexos sobre a vida dos afro-brasileiros em geral, rompendo com o modelo vigente na sociedade brasileira, garantindo a cidadania e a igualdade racial independente da aplicabilidade das leis 10.639/03 e 11.645/09, é preciso que modifiquemos o ensino-aprendizagem para que tenhamos um resultado eficaz, valorizando conhecimentos dessa cultura, fazendo acontecer mudanças de comportamentos e atitudes nas relações interpessoais dentro dos contextos sociais principalmente a escola.
Aprendemos a História dos outros, ou parte dela, no entanto a cultura universal inclui feitos Afros de grande importância, que são desconhecidos ou desprezados pela educação brasileira. Para termos uma sociedade democrática e justa, não podemos admitir a existência de distorções, exclusões, diferenças ou até mesmo dominações.
4. Objetivos:
4.1 Geral:
Proporcionar condições aos alunos e professores bem como toda a comunidade escolar de apropriarem-se de novos saberes sobre a cultura afro-brasileira rompendo com o modelo pedagógico ora