Cultivo de frutas na região de cassilândia-ms
1. Resumo Mato Grosso do Sul está entre os estados que menos produzem frutas, sendo assim perdidas oportunidades de explorar novas atividades econômicas. O projeto busca incentivar o aumento no cultivo e consumo de frutas, mostrar principalmente as crianças a importância deste consumo, sendo que as frutas são fundamentais a saúde e proporcionando desta forma uma melhor qualidade de vida. Será realizada a produção de mudas de limão, mamão, goiaba e abacaxi, sendo 25 mudas de cada espécie no “Projeto Amigão” mantido pela Prefeitura Municipal de Cassilândia e vinculado com o PETE (Governo Federal), que tem como objetivo promover atividades as crianças carentes. Todas as atividades que serão executadas terão como meta final demonstrar as crianças como se deve conduzir cada cultura, demonstrar os benefícios do consumo de frutas, informar e esclarecer dúvidas sobre qualquer espécie frutífera dos produtores rurais.
Palavras chave: mudas, frutas, frutíferas.
2. Introdução A agropecuária é a principal atividade econômica do Estado de Mato Grosso do Sul, participando com mais de 30% do PIB estadual. Os dados estatísticos do IBGE destacam o estado entre os maiores produtores de soja, milho, mandioca, arroz e algodão, possuindo um dos maiores rebanhos bovinos e grande produção de frangos, suínos e ovinos. No entanto, está entre os estados que menos produzem frutas, fato indesejável porque estão sendo perdidas oportunidades de explorar novas atividades econômicas. Isso significa que, em seu conjunto, o setor produtivo estadual está rejeitando a oportunidade de gerar trabalho e renda, para que outras unidades da Federação usufruam desses benefícios (RODRIGUES, 2008).
Os pomares têm o fim de nos fornecer as frutas necessárias ao consumo diário, sem as quais não haverá alimentação sadia e balanceada. Este princípio prevalece tento para o pomar mais modesto que deveria existir em cada sítio ou nos quintais de cada lar, quanto às culturas em