Cuidando do seu beagle
O Beagle é a raça canina mais estudada e mais utilizada em pesquisas de laboratórios e em experimentos. Isto deve-se aos seguintes fatores :
a)temperamento constante e equilibrado
b)tamanho nem grande nem pequeno
c)altamente resistente a infecções
d)grande resistência física (trabalho muscular)
e)responde rapidamente a tratamentos com drogas
Tanto O National Beagle Club of America, quanto a entidades científicas citam muitas afecções na raça, devido ao grande número de Beagles estudados e não porque tais afecções sejam comuns na raça.
O que normalmente vemos na clínica como doenças relacionadas aos Beagles são : epilepsia, obesidade, eczema , epífora, prolápso da gla. De Harder e doença do disco intervertebral. Poderia acrescentar ainda o Diabetes que quase sempre se desenvolve como consequência de obesidade ( ver artigo sobre obesidade ).
Epilepsia
É um transtorno cerebral caracterizado por uma descarga elétrica exagerada
Se manifesta por episódios transitórios de disfunção motora, sensorial ou psiquica,acompanhada ou não por tremores, perda da consciência ou convulsões, dependendo do grau da epilepsia.
* Não confundir epilepsia com ataques convulsivos.
As convulsões podem ser causadas por numerosos outros fatores que acometem a função neural do cérebro. Podem ser de origem hereditária como a epilepsia, ou podem ser adquiridas por neoplasias, abscessos, traumatismos, envenenamentos, etc.
Prevenção
Retirar da reprodução cães que apresentem a doença ou que apenas a transmitam.
Comprar filhotes somente de criadores conhecidos pela boa reputação.Nunca comprar filhotes em lojas de animais.
** Os criadores sérios e idôneos já eliminaram esta doença de seu plantel há muitos anos. Infelizmente, o mesmo não é feito pelos ( pseudo )criadores que criam com fins comerciais.
Tratamento
A epilepsia é tratada conforme o grau em que se manifesta e, por tanto, necessida de uma boa avaliação