CUIDADOS ESPECIAIS COM A MAQUINA DE LAVAR
Não sobrecarregue a coitada. A vontade que dá é de lotar o tambor de roupas e se livrar delas de uma única vez. Para que a máquina trabalhe com eficiência é preciso sobrar espaço para a água e para as peças se movimentarem. É bom seguir sempre as instruções do fabricante quanto ao peso recomendado.
Seque o tambor. Depois de usar a máquina, deixe a tampa aberta para secar o tambor adequadamente para evitar o mofo. Se tiver um tempinho extra, seque o tambor com um pano seco.
Limpe a borracha (sempre). Este foi o grande problema que tive com a minha máquina, não secar a borracha (abertura frontal), mas já aprendi, viu? Passe um pano úmido regularmente na borracha que veda a tampa. É aí que a sujeira se acumula, deixando desagradável, principalmente quando se lava em temperaturas baixas e com sabão líquido.
Limpe o compartimento do sabão. Lave o compartimento de sabão com frequência e não se esqueça de tirar o acúmulo de sabão sob a peça.
Retire o limo do compartimento. Se houver limo sob o compartimento de sabão, esfregue com uma escova de dente com vinagre branco. Se o depósito estiver endurecido, retire a gaveta e deixe de molho numa solução de vinagre e água.
Limpe a parte externa. Limpe a máquina por fora com um produto suave e não abrasivo ou com um pano levemente umedecido com água e um pouco de detergente suave. Seque com um pano seco.
Limpe o filtro. Dependendo do ano e do modelo da máquina de lavar pode ser preciso tirar os resíduos do filtro regularmente. Consulte o manual para ver como proceder e com que frequência isso deve ser feito.
Faça uma lavagem de manutenção. Aqui em casa, pelo menos uma vez por mês faço a lavagem com a máquina vazia no programa “algodão”. Isso é importante quando se usa temperaturas baixas, pois previne o acúmulo de sabão e depósitos de limo.
Adicione o santo vinagre. Ao fazer a lavagem de manutenção, gosto de colocar no compartimento do sabão, um