Cuesteio
997 palavras
4 páginas
Sistemas de custeioSistema de custeio define-se com um conjunto de métodos e técnicas utilizadas pelas organizações de modo geral, com o objetivo de incluir ao produto ou ao serviço, todos os custos a ele relacionados.Portanto, sistema de custeio é na sua essência, um sistema de informação e de suporte á tomada de decisão. um sistema de custeio po ser analisado sob dois aspectos e duas perspectivas :
No primeiro, é preciso analisar se o tipo de informação é adequada as necessidades da organização e quais seriam as informações importantes que deveriam ser fornecidas.
O segundo, designado por métodos de custeio, relacionados como os dados são processados para obtenção das informações.
Assim, um sistema de pode ser visto de duas formas: o ponto de vista do princípio, que norteia o tratamento das informações e o ponto de vista do método, que viailiza o princípio. O princípio determina qual informação que o sistema deve gerare está intimamente ligados aos próprios objetivos de custeio, os quais, por sua vez, estão relacionados com os próprios objetivos da contabilidade de custos: a avaliação de stocks, o auxílio ao controle e tomada de decisão.
A definição de um sistema de custeio compreende a consideração de vários componentes,a destacar:
Pressupostos, Componentes de Custo, Dados mestres , Mecanismos Apuramento, Mecanismo de Controle.
Os pressupostos estebelecem as premissas as bases de funcionamento do sistema de custeio, estando normalmente associados á distribuição de custos associados a recursos comuns, indiretos( como os custos de um controlador de qualidade, etc.) , aos produtos e atividades, em função de um determinado indutor, como o tempo gasto. Assentam na definição, por um lado de um conjuntode custos orçamentados ( função de histórico e/ou da atividade prevista da empresa)e por outro , de um nível de atividade, que permitem determinar e dimensionar os mecanismos de imputção desses custos( normalmente atráves de taxas). Custeio por Atividades