Cubismo
Origem Este movimento artístico tem seu surgimento no século XX e é considerado o mais influente deste período. Com suas formas geométricas representadas, na maioria das vezes, por cubos e cilindros, a arte cubista rompeu com os padrões estéticos que primavam pela perfeição das formas na busca da imagem realista da natureza. A imagem única e fiel à natureza, tão apreciada pelos europeus desde o Renascimento, deu lugar a esta nova forma de expressão onde um único objeto pode ser visto por diferentes ângulos ao mesmo tempo.
Características
Geometria das formas e dos volumes. Renúncia à perspectiva. Deixa de existir o claro – escuro nas obras e começa a haver um volume colorido sobre as superfícies planas. Sensação de pintura e de escultura.
Principais etapas
Cubismo Analítico: caracterizado pela decomposição das figuras. Cubismo Sintético: é a livre reconstituição da imagem do objeto decomposto.
Os principais pintores cubistas: O espanhol Pablo Ruiz Picasso (1881-1973), que criou obras como Guernica, Retrato de Ambroise Vollard e Natureza Morta, George Braque (1882-1963), Juan Gris (1887-1927) e Fernad Leger (1881-1955).
George Braque: foi um pintor e escultor francês que fundou o Cubismo juntamente com Pablo Picasso.
Violino e Cântaro” (1910), Georges Braque, 117 X 73,5 cm. Museu de Arte, Basiléia.
“Violino e Cântaro” é um bom exemplo de uma obra cubista analítica. Nessa obra, há uma completa fragmentação da cena, onde um vaso e um violino aparecem fragmentados, como se estivesse aos pedaços. As sombras e a deformidade dão a possibilidade de uma visualização simultânea dos lados dos objetos retratados.
Juan Gris
Juan Gris, pseudónimo de Juan José Victoriano González, foi um dos mais famosos e versáteis pintores e escultores cubistas espanhóis. Apesar de ter falecido jovem, Juan Gris representa o expoente máximo do cubismo sintético
Bananas(1926)
Jules-Fernand-Henri Léger foi um