cubismo
Cristiane Regina
Prof. Rose
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Artes Visuais (ART 0128) – Metodologia do Trabalho Acadêmico
23/06/2013
RESUMO
Este artigo desenvolve um estudo sobre um dos movimentos mais importante da arte moderna. Especificamente sobre o movimento cubista. Este movimento surgiu no século XX por influência do francês Paul Cézanne que reduzia suas pinturas em formas geométricas como esferas, cones e cilindros. Cézanne pode ser considerado como a ponte entre o impressionismo do final do século XIX e o cubismo do início do século XX. A arte cubista rompeu com os padrões estéticos que buscavam as formas da imagem realista da natureza. Surgiu uma nova forma de expressão, onde seu objetivo era visto por diferentes ângulos ao mesmo tempo. O artigo traz ainda o contexto histórico no qual o movimento foi concebido e desenvolvido. Para compreender o movimento apresentamos alguns importantes nomes que fizeram parte do movimento, além de Paul Cézanne, temos Georges Braque, Pablo Picasso e Juan Gris. Ainda, explicitamos as fases que compõe o movimento cubista.
Palavras-chave: Artes; Movimento Cubista; Cubismo.
1) INTRODUÇÃO
O cubismo é um estilo de pintura contemporânea, um conceito estético, uma maneira de expressar a realidade. Alguns consideram que o cubismo se originou pela influencia do pintor Francês Paul Cézanne que reduzia os volumes dos objetos a elementos geométricos básicos como o cilindro, o cubo e a esfera, introduzindo os elementos precursores do cubismo. Pablo Picasso e George Braque são considerados como os iniciadores deste movimento.
Dentre os principais nomes que fizeram parte do movimento cubista inclui-se também Juan Gris.
Neste estudo, pretende-se discorrer sobre os conceitos do cubismo, seus principais nomes e suas obras, as principais características que fazem surgir este movimento e sua contribuição para a arte.
2) MOMENTO HISTÓRICO
A transição do século XIX para