Cubismo
Os artistas cubistas passaram trazem em seu repertorio o fato de representar as figuras e objetos com todas as suas partes num mesmo plano. Dessa forma os objetos não tinham nenhum compromisso com a fidelidade da aparência real das coisas. Com o tempo o cubismo evolui u e se dividiu em duas grandes tendências chamadas de “Cubismo Analítico” e “Cubismo Sintético .
O Cubismo Analítico foi desenvolvido por Pablo Picasso ( 1881-1973) e Georges Braque ( 1882-1963) em aproximadamente 1908 e 1911. Esses artistas trabalham com poucas cores- preto, cinza e alguns tons de marrom e ocre –, já que o mais importante para eles era definir um tema e apresentá-lo de todos os lados simultaneamente. Levada às ultimas conseqüências, essa tendência chegou a um fragmento da tão grande dos seres, que tornou impossível o reconhecimento de qualquer figura nas pinturas cubistas.
Reagindo à essa excessiva fragmentação dos objetos e a destruição de sua estrutura, os cubistas passaram ao Cubismo Sintético. Basicamente, essa tendência procurou tornar as figuras novamente reconhecíveis. Outra derivação da tendência cubista chamada Colagem, pois introduziu na pintura letras, palavras, números, pedaços de madeira, jornais, vidro e metal, isto é fragmentos , reais ou representados, de objetos retirados diretamente do cotidiano vivido pelas pessoas.
Atividades
PesquisaPesquisa sobre a vida e produção artística de Pablo Picasso e Fernand Léger.
Entrega da Pesquisa 01/11/2011.
Trabalho pratica
Desconstrução de uma imagem ( rosto) a partir da tendência cubista. ( Colagem sobre Canson A5) Entrega 01/11/2011.
Responda 1- Características do “Cubismo Analítico? 2- Características do “ Cubismo Sintético? 3- Faça uma breve dissertação a partir da “Obra Guernica” de Pablo Picasso, o seu contesto social da época com os dias atuais. Entrega