Critérios da avaliação de estoque
O custo dos materiais estocados é determinado com base, no valor de aquisição, constantes nas notas fiscais de compra, acrescidos das despesas acessórias e dos impostos e taxas que não forem recuperados pela empresa industrial no momento da venda de seus produtos.
Tendo em vista que a empresa industrial poderá adquirir o mesmo tipo de material em datas diferentes, pagando em por ele preços variados, para determinar o custo desses materiais estocados, bem como estocados, bem como o custo dos materiais que forem transferidos para produção, precisamos adotar algum critério. Os critérios mais conhecidos para avaliação de estoques são: PEPS, UEPS, Custo Médio e Preço Específico.
UEPS: Último que entra, primeiro que sai. Por este método, as quantidades requisitadas, são valorizadas pela aquisição mais recente que tenha saldo do estoque. Quando a saldo desta for esgotado, passa-se a anterior e assim sucessivamente. Havendo nova compra, passa a sr esta a última entrada, até que seu saldo se esgote e volte a se utilizar para entrada anterior que ainda tenha saldo.
PEPS: Primeiro que entra, primeiro que sai. Por este método, as quantidades requisitadas são valorizadas pela aquisição mais antiga que tenha saldo no estoque. Quando o saldo desta for esgotado, passa-se a seguinte e assim sucessivamente.
Custo Médio: Por este método toda vez que houver entrada no estoque resultante de nova compra, o valor médio é alterado ponderando-se o saldo anteriormente existente com a compra efetuada. Por este método, as quantidades são valorizadas pelo valor médio do saldo existente no momento da