Critica Gui Mohallen tcharafna
579 palavras
3 páginas
Gui Mohallen é´um fotógrafo de origem mineira com descendência libanesa. De inicio começou o curso de cinema na ECA/USP na cidade de São Paulo, no qual se formou e foi educador e colaborador pedagógico de projetos sociais de cinema e educação durante um período pouco mais longo que três anos. Porém sua paixão por fotografia vem caminhando com ele desde o início de sua faculdade, onde ele afirma ter se apaixonado pela arte.Em 2007 o fotógrafo passou a se dedicar exclusivamente para a arte de fotografia e teve sua primeira exposição individual realizada no final de 2008 em Nova York/EUA. Sua primeira exposição foi Ensaio para a Loucura, a qual apresenta fotos distorcidas e em movimento, raramente sendo possível a interpretação da mesma, como onde é o local, o que estão fazendo. A mesma exposição realizada nos Estados Unidos em 2008 só veio chegar no Brasil em 2011 e foi apresentada no MUBE.
Mohallen Utiliza diferentes técnicas de fotografia. Em seu primeiro ensaio utilizou uma câmera sem lente e fotos em movimento, dando assim um certo dinamismo na imagem , imagens não claras, como dito anteriormente. Em seu segundo ensaio, conhecido como Welcome Home o artista utilizou uma câmera que ainda fazia o uso de filme, para que assim pudesse alcançar o tom desejado em suas imagens e pudesse modificar as mesmas.
O fotógrafo já realizou diversas exposições pelo Brasil, onde a maioria se concentra no estado de São Paulo, porém já teve suas obras apresentadas em algumas cidades dos Estados Unidos. Em 2011 Mohallen foi presenteado com o segundo lugar do prêmio de fotografia Conrad Wessel. Em 2013 lançou seu mais novo ensaio, o qual foi nomeado de Tcharafna(bem-vindo ; estamos honrados).
Para que esse ensaio fosse possível, o artista passou seis semanas no Líbano para que pudesse encontrar suas raízes e também analisar a vida cotidiana das pessoas que moram por lá. Passou a maior parte de seu tempo na casa de seus parentes e familiares que ainda residem por lá e