cristianismo
Do ponto de vista social, pode-se afirmar sobre a Revolução Francesa: a) Teve resultados efêmeros, pois foi iniciada, dirigida e apropriada por uma só classe social, a burguesia, única beneficiária da nova ordem. b) Fracassou, pois, apesar do terror e da violência, não conseguiu impedir o retorno das forças sociopolíticas do Antigo Regime. c) Nela coexistiram três revoluções sociais distintas: uma revolução burguesa, uma camponesa e uma popular urbana, a dos chamados sans-culottes. d) Foi um fracasso, apesar do sucesso político, pois, ao garantir as pequenas propriedades aos camponeses, atrasou, em mais de um século, o processo econômico da França. e) Abortou, pois a nobreza, sendo uma classe coesa, tanto do ponto de vista da riqueza, quanto do ponto de vista político, impediu que a burguesia a concluísse.
2
Sobre os fenícios seria correto afirmar: a) Do ponto de vista político-administrativo, os fenícios organizavam-se em cidades-estado, sendo seu poder totalmente centralizado. b) Os fenícios habitavam uma estreita faixa do Mar Mediterrâneo, com excelentes condições para o desenvolvimento da agricultura, base de sua economia. c) A principal contribuição dos fenícios para o mundo ocidental foi a criação do alfabeto fonético, base do alfabeto greco-latino. d) A sociedade fenícia era de extrema mobilidade social, o que permitia a ascensão das camadas mais pobres. e) A religião dos fenícios era monoteísta e seu único deus era Biblos.
3
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas:
“A expansão do cristianismo no Baixo Império levou o imperador _______ a conceder liberdade de culto através do ________ e, mais tarde, o imperador ____________ transformou o cristianismo na religião oficial do Império”. a) Constantino, Edito de Nantes, Justiniano. b) Teodósio, Edito de Milão, Justiniano. c) Constantino, Edito de Milão, Justiniano. d) Justiniano, Edito de Nantes, Teodósio. e) Constantino, Edito