Cristianismo
Cristianismo e cultura
Tema: Imagem e significado
Elaborado por:
Miguel Ângelo Lopes
1
Índice
Introdução .............................................................................................................. 3 A Fé, a imagem e as formas ................................................................................... 4 Encomendantes, artistas e obra ............................................................................ 6 A Iconografia da Talha dourada ............................................................................ 8 Conclusão ............................................................................................................. 10
2
Introdução
A curiosidade relativamente ao fenómeno religioso leva muitas vezes o crente a questionar-se sobre as verdadeiras origens da sua fé. Sem um mínimo de explicações prévias, podemos constar que a maior parte dos cultos populares (portugueses) surgem envoltos em lendas, porém como devemos interpretá-las? Será possível realmente dissociar o estudo das imagens devocionais e sua iconografia das lendas ou narrativas populares que as identificam? É com base nestas questões que desenvolvi este trabalho que tem como título “ A Fé, A Imagem e as Formas. Encomendantes, Artistas e Obras. A Iconografia da Talha dourada. Este estudo resulta de uma pesquisa efectuada no âmbito da disciplina de cristianismo e cultura. Iniciei a minha investigação em torno de uma das imagens devocionais mais célebres em Portugal, referi à imagem do Bom Jesus de Matosinhos, imagem que representa um Cristo crucificado cuja lenda que lhe está associada, afirma tratar-se de uma “imagem de Nicodemos “.
3
A Fé, a Imagem e as Formas
“No seu semblante, a majestade e a beleza, no seu santuário, o poder e a felicidade. Adorai o Senhor com ornamentos sagrados.”
Imagem1» Imagem do Bom Jesus de Matosinhos ladeada pelas imagens da Virgem e de S. João Evangelista