Cristianismo - Bíblia
ALUNA: NATASHA DA CUNHA PEIXOTO
PROFESSORA: MARIA CARMEM
Bíblia ”é um termo com origem no Grego “biblion” cujo significado é “rolo” ou livro”. Para mim, a Bíblia é um conjunto de textos escritos através da inspiração divina e que contém as doutrinas que orientam o comportamento dos cristãos. No sentido figurado, o termo é também usado para designar um livro de extrema importância e que contém todas as informações relevantes em determinada área. A Bíblia Sagrada é o livro mais vendido de todos os tempos. Foi escrita originalmente nos idiomas aramaico, hebraico e grego, e traduzida em mais de 2000 línguas.
É a mensagem de Deus para o Homem, através do qual Deus se revela ao homem, revela a Sua vontade para ele, e dá resposta a todas as dúvidas existenciais do homem. A bíblia no seu todo é uma palavra geral de conhecimento que quando revelada de forma específica a cada cristão pela pessoa do Espírito Santo, torna-se numa palavra viva e poderosa, que transforma vidas e se torna num veículo de cura, libertação e poder de Deus.
Há duas versões da bíblia, uma evangélica e outra católica. Onde as duas são dividas em dois grandes grupos: o Antigo e o Novo Testamento. Onde na evangélica o Antigo Testamento possui 39 livros que relatam histórias relacionadas à criação do mundo e todos os acontecimentos que se seguiram até aos anos 445 a.C, no seu último livro (Malaquias), que fala sobre a vinda do Messias.
Dentre os inúmeros livros apócrifos (que não foram escritos por inspiração divina), existem 7 livros sagrados reconhecidos pela Igreja Católica que não constam no Antigo Testamento da Bíblia evangélica, onde entra a única diferença entre elas que são os livros: Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico e Baruque. O Novo Testamento possui 27 livros que apresentam a história de Jesus Cristo, englobando acontecimentos durante sua vida e após a sua morte. A riqueza dos gêneros literários encontrados na