Cristalização do sulfato de cobre
O ensaio por líquidos penetrantes tem como finalidade encontrar descontinuidades (trincas, rachaduras, entre outras) em peças. Antigamente as peças eram mergulhadas em tanques contendo óleo misturado com querosene, após certo tempo de penetração retirava-se a peça e limpava com uma estopa umedecida com querosene. As peças então eram pintadas com uma substancia que era mistura de álcool e giz, depois, por meios mecânicos vibrava-se a peça e então o óleo que estava nas descontinuidades cobria a mistura de álcool e giz, destacando as descontinuidades da peça.
Em 1942 foi desenvolvido o método de ensaio para líquidos penetrantes fluorescentes, tornando o ensaio por LP mais confiável.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O método consiste em fazer penetrar na descontinuidade um líquido, e após remover-se o excesso do mesmo na peça, o liquido que ficou retido na descontinuidade é mostrado através de aplicação de um revelador. O contraste entre as cores do penetrante e do revelador, normalmente vermelho e branco, respectivamente, permite visualizar as descontinuidades.
O ELP é aplicado em peças dos mais variados materiais, entre eles materiais ferrosos e não ferrosos, cerâmicas vitrificadas, vidros plásticos e outros desde que não sejam porosos. Tem como fonalidade detectar descontinuidades que não sejam visíveis a olho nu.
3 EQUIPAMENTO E MATERIAIS
3.1 Materias
Relação dos materiais necessários para a realização desta experiência.
• Removedor – Removedor nº1 Cripton
• Liquido penetrante – Penetrante Vermelho nº 2 Cripton
• Revelador – Revelador Branco nº 3 Cripton
3.2 Procedimento
1. Realizar a limpeza na peça, se necessário lixar ou jatear a superfície.
2. Aplicar o removedor. Aguardar até que a sujeira superficial se dissolva e limpe com um pano