Crise de 29
Depressão de 29
Apucarana
2013
Depressão de 29
Trabalho para obtenção de nota em Economia Política referente ao Curso de Direito, da Faculdade do Norte Novo de Apucarana – FACNOPAR.
Prof. Alex
No século xx, pós Primeira Guerra Mundial os Estados Unidos da America estavam vivendo sua época de prosperidade, pois era o centro da economia internacional, enquanto as dívidas internacionais da Europa estavam crescendo os EUA tornava-se um dos maiores credores do mundo. A agricultura era a mais mecanizada do mundo, tinha alimentos para eles e para os outros países. As indústrias funcionavam a todo vapor, fazendo com que pessoas de classe média virassem excessivamente consumistas. Surgiu o tal de “The American Way of Life” fazendo ser moda o estilo de vida americano.
Infelizmente para eles e para o mundo todo, tudo isso não foi mais que uma mera ilusão. Surgiu o que chamamos de Superprodução, que foi acabando com a economia Americana. Produziram mais do que vendiam, isso fez com que eles parassem de comprar de outros países, o preço dos produtos foi abaixando cada vez mais e o salário do trabalhador foi atrasando. Como tiveram que diminuir a demanda de produtos nas indústrias, diminuiu também o número de funcionários que moviam a economia, ou seja, se eles não recebem o dinheiro não circula e a Economia vai se acabando. Isso tudo causou: desemprego, fome, miséria, o empresário que era muito rico se viu sem nada, na miséria. Houve muitos suicídios e o número de mendigos aumentou.
Essa crise mexeu com o mundo inteiro, pois os EUA tinham obra prima, inclusive o petróleo e exportava para o mundo todo, com a diminuição de funcionários, a parada da circulação do dinheiro, a desvalorização da moeda, as indústrias paravam também.
Então, para sair da crise os Estados Unidos criaram o New Deal, que foi um programa de ação de desenvolvimento pelo governo do presidente