Cris
Escola de Engenharia
Relatório Prático de
Tecnologias de Maquinagem e Conformação
Professores: Hélder Fernandes Puga
Gonçalo Araújo
Cássio Henrique de Moraes – E5030
Cristiano Emanuel Coelho da Costa Rocha – A65385
Miguel Antunes da Silva – A66671
Maio de 2013 1. Índice
2. Introdução
Maquinagem nada mais é do que transformar matérias-primas em produtos acabados, por uma variedade de processos. Os processo de maquinagem são muitos antigos, eles são aplicados desde que o homem começou a fabricar suas ferramentas e utensílios, por mais rudimentares que eles fossem. À partir de então, tornou-se um dos processos mais completos de fabricação mecânica, uma vez que permite conseguir à maioria dos perfis cilíndricos e cônicos necessários aos produtos da indústria mecânica.
Este relatório tem como objetivo observar a aplicação prática de vários conceitos e metodologias que existem nos processos de maquinagem através do projeto de maquinagem de uma determinada peça, a qual não pertence a nenhum sistema mecânico e foi projetada somente para que sua manufatura exigisse a aplicação de conhecimentos adquiridos a respeito das principais etapas de maquinagem: facejamento, furação, torneamento retilíneo cilíndrico externo, torneamento retilíneo cônico externo e roscamento.
3. Torneamento
É um processo que se baseia no movimento da peça em torno de seu próprio eixo. O torneamento é uma operação de maquinagem que permite trabalhar peças cilíndricas movidas por um movimento uniforme de rotação em torno de um eixo fixo. O torneamento, como todos os demais trabalhos executados com máquinas-ferramenta, acontece mediante à retirada progressiva da apara da peça à ser trabalhada. A apara é cortada por uma ferramenta de um só gume cortante, que deve ter uma dureza superior à do material à ser cortado.
Para executar o torneamento, são necessários três movimentos relativos entre à peça e à ferramenta. Eles são: 1. Movimento de