Criptografia SSL
A criptografia é um conjunto de técnicas para esconder informação de acesso não autorizado.
O objetivo da criptografia é transformar um conjunto de informação legível, como um e-mail, por exemplo, em um emaranhado de caracteres impossível de ser compreendido. O conceito chave é que apenas quem tem a chave de decriptação seja capaz de recuperar o e-mail em formato legível. Mesmo conhecendo todo o processo para esconder e recuperar os dados, a pessoa não autorizada não consegue descobrir a informação sem a chave de decriptação.
Um esquema de criptografia de chave pública possui seis ingredientes:
Texto claro: essa é a mensagem ou dados legíveis que são alimentados no algoritmo como entrada. Algoritmo de criptografia: o algoritmo de criptografia realiza várias transformações no texto claro. Chaves pública e privada: esse é um par de chaves que foi selecionado de modo que, se uma for usada para criptografia, a outra será usada para decriptografia. As transformações exatas realizadas pelo algoritmo dependem da chave pública ou privada que é fornecida como entrada. Texto cifrado: essa é a mensagem codificada produzida como saída. Ela depende do texto claro e da chave. Para uma determinada mensagem, duas chaves diferentes produzirão dois textos cifrados diferentes.
Algoritmo de decriptografia: esse algoritmo aceita o texto cifrado e a chave correspondente e produz o texto claro original.
As etapas essenciais são as seguintes: Cada usuário gera um par de chaves a ser usado para a criptografia e a decriptografia das mensagens. Cada usuário coloca uma das duas chaves em um registro público ou outro arquivo acessível. Essa é a chave pública. A outra chave permanece privada, cada usuário mantém um conjunto de chaves públicas obtidas