Termoquimica
Termoquímica
INTRODUÇÃO
Uma das conseqüências do progresso da humanidade é o aumento no consumo da energia, pois não imaginamos civilização moderna sem...
A grande fonte de nossos recursos energéticos são, sem dúvida, as reações químicas, já que durante a ocorrência destas, há perda ou ganho de energia. Essas variações energéticas são freqüentemente expressas na forma de calor e serão estudadas na Termoquímica.
Termoquímica é a parte da Química que estuda as quantidades de calor liberadas ou absorvidas durante as reações químicas.
O conceito de calor
Calor é o termo associado à transferência de energia térmica de um sistema a outro - ou entre partes de um mesmo sistema - exclusivamente em virtude da diferença de temperaturas entre eles.
Calor
Corpo A
Corpo B
TA
TB
TA > TB
Temperatura: mede a agitação molecular
Tipos de processos
- Endotérmico
Processos
- Exotérmico
Calor e unidades para expressá-lo
Medidas de calor
O aparelho usado para medir a quantidade de calor envolvida nas transformações físicas ou químicas é o calorímetro.
Figura pág. 195 do livro
Joule e quilojoule físico britânico James Prescott Joule
Os calores liberados ou absorvidos pelas reações são expressos em Joule (J), ou caloria (cal).
Caloria: é a quantidade de calor necessária para aquecer um grama de água de 14,5 °C a 15,5 °C. Seu múltiplo é a quilocaloria, (kcal).
Um joule (J) é uma unidade de energia definida como o trabalho exercido por uma força de 1 newton ao longo da distância de 1 metro. O joule é a unidade de energia no Sistema Internacional. Determina-se, experimentalmente, que a equivalência entre a caloria e o joule é:
Relação entre cal, joule:
1 cal = 4,18J
Entalpia (H) e variação de entalpia
Entalpia é o conteúdo de calor de um sistema, à pressão constante. Não é possível fazer a medida absoluta da entalpia de um sistema, mas podemos medir (com calorímetros), a variação