Criação de cabras é uma boa opção para o pequeno produtor
A criação de cabras e ovelhas – conhecida como caprinovinocultura, vem se destacando na pecuária capixaba como uma importante alternativa de maior rentabilidade das famílias do campo.
Foi-se o tempo em que se criava ovelhas apenas para a produção de lã, e cabras para a produção de leite. Hoje, o mercado mais rentável da ovinocultura é o da carne. Tanto, que em açougues, grandes restaurantes e churrascarias, o produto é considerado nobre.
Já o leite de cabra, além de possuir grande apelo comercial devido a suas características antialérgicas, quando comparado ao leite de vaca, também é um alimento muito rico em nutrientes, o que o torna ideal para elaboração de queijos finos de grande valor agregado.
Com a grande demanda, pecuaristas passaram a investir em suas criações, principalmente por meio de melhoramento genético, e tornaram seu negócio mais lucrativo.
VANTAGENS
As cabras e ovelhas são extremamente resistentes à seca, bastante flexíveis na sua alimentação – podendo consumir quase todos os tipos de matéria vegetal -, além de exigir pouca água. Por estes motivos, a sua criação é muito vantajosa frente à de bovinos e suínos.
Para se ter uma idéia das vantagens dessas criações, basta compará-las a bovinocultura. A mesma quantidade de alimentos consumida por um bovino de 450 kg, é suficiente para alimentar de cinco a seis ovinos adultos.
Outro fator que coloca o Espírito Santo na frente para a comercialização dos produtos da caprinovinocultura é sua localização. Além de ser um Estado situado próximo aos principais centros econômicos do país, há também a facilidade de escoamento da produção para o mercado externo, o que contribui para a melhor comercialização da produção.
MERCADO
A caprinovinocultura no Estado ainda é pouco desenvolvida. Esse fato se deve à falta de um plano destinado a toda cadeia produtiva da atividade – produtor, indústria e comércio. Mas ainda assim, o número de